PROWINE SÃO PAULO 2023
Itália promove a primeira participação coletiva na feira que acontece em São Paulo, de 03 a 05 de outubro
Brasil importa quase 8,4 milhões de garrafas de vinhos italianos nos primeiros 8 meses de 2023, confirmando o país europeu na 4ª. posição entre os principais fornecedores brasileiros da bebida.
Onze produtores italianos de vinho, reunidos pela ITA – Italian Trade Agency, estarão presentes na ProWine São Paulo, uma das principais feiras profissionais na América Latina dedicada ao setor vitivinícola, na agenda entre 03 e 05 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
O debute da Itália na feira paulista encerra um amplo programa de iniciativas realizadas pela agência de promoções italiana em 2023, voltadas para o trade e realizadas com o objetivo aumentar a presença italiana no mercado brasileiro, ampliando o consumo de rótulos italianos já comercializados no Brasil, bem como estimulando a entrada de novos produtores, de um universo que conta com mais de 255 mil empresas presentes em todas as 20 regiões do país europeu, com especial destaque para a Puglia, que reúne o maior número (36 mil), seguida pela Sicília (30 mil) e pelo Vêneto (27 mil).
As ações realizadas até o momento colaboraram para o aumento das importações de vinhos italianos realizadas pelo Brasil nos primeiros 8 meses do ano, passando de USD 23,5 milhões para USD 24,6 milhões, o que representa um incremento de 4,4%.
A expansão é acompanhada por um aumento de 14,3% no custo médio dos vinhos adquiridos pelos brasileiros na Itália, de USD 3,43/litro para USD 3,92/litro, confirmando seu gradual amadurecimento e maior interesse por produtos de maior valor agregado.
A participação na ProWine São Paulo 2023 segue uma trilha que inclui a realização da maior missão de compradores à Vinitaly, uma das maiores feiras do mundo dedicada ao vinho, participações coletivas de empresas italianas às feiras APAS Show, em São Paulo, e Wine South America, em Bento Gonçalves, bem como o já tradicional encontro I Love Italian Wines, que em 2023 foi realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, reunindo em dois dias mais de 800 qualificados compradores que puderam provar cerca de 300 rótulos trazidos para o Brasil pelas principais importadoras locais, bem como por ainda vinícolas inéditas.
O Pavilhão Italiano apresenta vinícolas representativas da Itália, país que conta com mais de 3 mil tipos de vinhos: Antica Cantina Leonardi (Lazio), Bartali (Toscana), Cantina Sociale Colli Fiorentini (Toscana), Cantine Il IV Miglio (Campania), Cantine La Marca (Campania), Crea Vini (Abruzzo), Fattoria Pagano (Campania), Gruppo I Vinai (vinhos de toda a Itália), Scuderia Italia (Piemonte/Vêneto/Toscana), Silvio Carta (Sardenha) e Tenuta Patruno Peroniola (Puglia).
Enquanto Bartali, Fattoria Pagano, Silvio Carta e Tenuta Patruno Peroniola participam da feira com o objetivo de encontrar parceiros para a introdução de seus produtos no mercado brasileiro, as demais se apresentam com um portfólio consolidado, mas nem por isso sem novidades.
A Itália desembarca pela primeira vez na Prowine São Paulo com um portfólio que inclui clássicos da viticultura italiana muito queridos entre os brasileiros, como o Chianti, o Brunello di Montalcino, o Amarone, o Barolo, o Primitivo di Manduria, o Montepulciano d’Abruzzo e o Nero d’Avola, mas também variedades ainda pouco notas no Brasil, como o Est! Est! Est! Di Montefiascone, do Lazio, e o Vernaccia di San Gimignano, da Toscana, vinhos que figuram entre as primeiras denominações de origem controlada italianas, ou o Vermentino di Gallura Superiore DOCG, vinho branco sardo de baixa acidez, alta complexidade, corpo e persistência aromática médios, ideal para acompanhar peixes, queijos e carnes brancas, e o Greco di Tufo DOCG, branco campano de aroma intenso e elegante, com acidez e mineralidade equilibrados notas de especiarias.
Enfim, os visitantes do Pavilhão Italiano na Prowine São Paulo 2023 terão a possibilidade de fazer uma inusitada viagem entre uma ampla diversidade de aromas, sabores e terroirs, de modo a conhecer um pouco mais a milenar tradição vitivinícola italiana.
Segundo Ferdinando Fiore, diretor do escritório brasileiro da ITA-Italian Trade Agency, o Brasil é o quarto maior mercado dos italianos nas Américas, depois de Estados Unidos, Canadá e México. Em 2022, adquiriu 10,2 milhões de litros, de um total de quase 1,8 bilhões de litros exportados. Já para os brasileiros, a Itália é o quarto maior fornecedor, com uma quota de 7%, atrás de Chile, Argentina e Portugal. “Em valores, são quase 37 milhões de dólares adquiridos pelos brasileiros, ou cerca de 8% do total importado”.
A Itália é o principal produtor mundial de vinho: segundo dados da OIV – International Organization of Vine and Wine, com uma superfície cultivada de 718 mil hectares e um patrimônio catalogado de 635 variedades de uvas (o dobro dos franceses), a produção italiana de vinho em 2022 foi de 50,3 milhões de hectolitros, valor equivalente a aproximadamente 24% do total mundial e cerca de 6 milhões de hectolitros acima da produção da França, segunda colocada, e 17 milhões de hectolitros além do registrado na Espanha, terceira no ranking. No confronto com Portugal, seu principal concorrente no mercado brasileiro entre os países europeus, a produção italiana é quase 8 vezes superior.
Em 2023, mesmo com uma importante queda de cerca de 14% na produção, devido a fatores climáticos (chuvas excessivas em certas regiões e calor demasiado em outras), os italianos devem manter a primeira colocação no pódio, além de garantir vinhos de qualidade superior, ainda que em quantidade menor.
Qualidade para os italianos, aliás, é um predicado garantido na origem: segundo a Confederação Nacional CONDIRETTI, 70% da produção italiana é de vinhos DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), DOC (Denominação de Origem Controlada) e IGT (Indicação Geográfica Tutelada), com 76 vinhos DOCG, 332 DOC e 118 IGT, perfazendo 526 variedades de um total reconhecido de 1.632 em todo o mundo.
Os vinhos brancos representam 58% do total e os tintos, alguns dos quais muito apreciados no Brasil e no mundo, são 42%.
Um verdadeiro patrimônio cultural, histórico e econômico, cujos primeiros registros na Itália surgem na Sicília, há 6.100 anos, e que atualmente emprega mais de 1,3 milhões de pessoas, dos vinhedos às atividades nas vinícolas.
Ferdinando Fiore salienta que a participação na ProWine São Paulo é estratégica, particularmente para as vinícolas novas no Brasil, pois favorece o contato com pequenos e grandes importadores, facilitando seu acesso ao mercado.
Italian Trade Agency
Agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 83 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem os Pavilhões Oficiais Italianos em exposições.
Mais informações:
Pavilhão Italiano na Prowine São Paulo
N° A60/B62
03 a 05 de outubro de 2023
Das 12 às 19 horas (acesso até 18 horas)
Expo Center Norte
R.José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
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