Masterclass e feira destacam os principais rótulos italianos disponíveis no mercado brasileiro * Eventos também contarão com grupo de vinícolas inéditas no Brasil
Algumas das mais representativas vinícolas da Itália já estão preparando sua participação no evento I Love Italian Wines, que após a bem-sucedida edição de 2022, em São Paulo, será realizado novamente na capital paulista, em 2023, e também no Rio de Janeiro, destacando os principais rótulos italianos disponíveis no mercado brasileiro, bem como diversas novidades propostas por vinícolas e regiões ainda inéditos no país.
Os eventos são promovidos pela Italian Trade Agency (ITA), em colaboração com as feiras Wine South America e Vinitaly, e integram uma série de ações para promoção da indústria italiana de alimentos e bebidas no Brasil, com foco no segmento do vinho.
Em São Paulo, a degustação será realizada em 31 de maio. No dia seguinte, 1º de junho, acontece no Rio de Janeiro. A iniciativa conta com a participação de importadoras brasileiras com marcas italianas no portfólio e também – pela primeira vez – contará com a presença de vinícolas ainda inéditas no Brasil.
“No ano passado reunimos 33 importadores, 265 diferentes rótulos de 164 produtores italianos e um público de aproximadamente 450 profissionais. Em São Paulo, esperamos aumentar o número de convidados e na primeira edição do evento no Rio de Janeiro, aguardamos 250 compradores especializados”, detalha Ferdinando Fiore, diretor do escritório da ITA em São Paulo.
O evento é exclusivo para convidados profissionais do setor (compradores, lojistas, varejistas e sommeliers) e o objetivo é ampliar a oferta de rótulos italianos no mercado brasileiro, reforçando o posicionamento de liderança da Itália como maior produtor mundial de vinhos, tanto em volume quanto em variedade: são mais de 3 mil tipos produzidos em todas as 20 regiões italianas.
Italian Trade Agency
A ITA (Italian Trade Agency) é a agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 84 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem Pavilhões Oficiais Italianos em feiras internacionais, missões de empresários e profissionais a feiras italianas, cursos de formação e campanhas de comunicação. A ITA também tem por função atrair investimentos estrangeiros na Itália.
www.ice.it * www.madeinitaly.gov.it
Instagram: @ita.brasil
Facebook: @ICEBrasil
Twiter: @icesanpaolo
Linkedin: company/ice-sanpaolo
Foto: Nádia Jung.